Agregador JOTA: Lula tem 49% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 40%

  • por

O agregador de pesquisas do JOTA aponta nesta sexta-feira (30/9) que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% dos votos nominais contra 37% de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial.

Em relação aos votos válidos, o consenso das pesquisas eleitorais mostra que são 49% do petista contra 40% do atual presidente. Pra vencer no primeiro turno, o candidato precisa de um voto a mais do que 50% dos votos válidos.

Conforme o agregador, a chance de Lula vencer a eleição já no primeiro turno segue baixa no modelo da Balança do JOTA: 10% de probabilidade – ou 1 chance em 9 de ocorrer.

A probabilidade total, ou seja, a chance do ex-presidente vencer após os dois turnos da eleição é de 93%.

O agregador de pesquisas do JOTA

O agregador de pesquisas do JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em consideração mais de 600 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. São mais de 220 pesquisas nacionais coletadas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, uma média de pesquisa a cada 4 dias.

JOTA prefere utilizar informações agregadas a basear-se em números de uma única pesquisa ou empresa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico de agregação – o modelo proprietário – que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando com base na performance passada de cada instituto.

Neste ano, foram consideradas no agregador as pesquisas: Atlas, Ideia, PoderData, Paraná, Datafolha, Ipespe, Gerp, Ranking Brasil, Ipec, Orbis, Futura, Quaest, Brasmarket, Veritá, Vox Populi, Ponteio, Sensus, MDA, FSB, IBPAD, RealTime, IFP e 6 Sigma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *