Campanha de Lula busca decidir quem será o coordenador da transição de governo

  • por

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido nesta segunda-feira (31/10) com a cúpula da campanha em São Paulo, no hotel Intercontinental, para definir os primeiros passos após a vitória nas urnas.

A primeira decisão a ser tomada é sobre quem será o coordenador do processo de transição de governo. Seu vice, Geraldo Alckmin, é o favorito para exercer a função de fazer a interlocução com o atual governo e montar uma equipe que vai produzir um diagnóstico sobre as contas públicas e demais áreas do governo.

Coordenador do programa de governo, Aloizio Mercadante também está entre os cotados, bem como a presidente do PT e deputada federal reeleita, Gleisi Hoffmann.

A transição é prioridade para Lula e fonte de preocupação sobre como o atual governo vai conduzir a questão. Ou seja, há pressa em definir isso e a decisão pode ocorrer até o feriado.

Lula foi eleito presidente no domingo (30/10) com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de votos de Jair Bolsonaro (PL). Foi a eleição mais apertada da história: pouco mais de 2,1 milhões de votos de diferença.

O petista assume o governo em 1º de janeiro de 2023. Entre as principais promessas de campanha estão o fim do teto de gastos, a proposição de uma nova legislação trabalhista, a ampliação e reestruturação do Bolsa Família, a aprovação de uma reforma agrária e a isenção de imposto de renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, além de uma reforma tributária que simplifique impostos e aumente a taxação dos mais ricos.

Até o começo da tarde desta segunda-feira, o candidato derrotado, Jair Bolsonaro, não havia se manifestado sobre o resultado da eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *