O que o TSE poderá fazer se Bolsonaro contestar o resultado das eleições?

  • por

Este episódio de Sem Precedentes, podcast do JOTA sobre Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, discute as expectativas para os dias seguintes após as eleições e o que Jair Bolsonaro (PL) poderá fazer para contestar o resultado das urnas.

Os aliados do presidente já avisaram que ele vai contestar o resultado, independentemente de qual for. O que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará diante de uma investida do candidato contra as urnas eletrônicas?

A contestação sobre as urnas eletrônicas é marca da campanha de Bolsonaro. Ela ganhou força nas últimas semanas diante das pesquisas de intenção de voto que indicam uma vitória de Lula (PT). Eventuais pedidos de auditoria ou de recontagem de voto farão alguma diferença?

Recentemente, Bolsonaro também retomou os ataques ao presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. O movimento aconteceu após ordens recentes de Moraes sobre investigações em curso no Supremo e outras decisões do tribunal, que impuseram derrotas à campanha de Bolsonaro.

Ações como essas podem gerar consequência após as eleições. O Sem Precedentes também faz um balanço sobre como o TSE se posicionou ao longo desta campanha e o que o tribunal fez de diferente desta vez. Quais lições tirar das eleições deste ano?

O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA. Participam Diego Werneck, professor do Insper, em São Paulo; e Thomaz Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Silvana Battini, procuradora regional da República e professora da FGV Direito Rio, participa como convidada deste episódio.

Acompanhe no Youtube:

 

Ouça no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *